top of page

Transcrição dos Seminários sobre os “Escritos”

Atualizado: 7 de ago. de 2023

A proposta de fazer um Seminário regular sobre os Escritos de Lacan surge como o desejo de se debruçar sobre os textos escritos por Lacan e publicados em 1966. Trata-se de seguir de modo sistemático a leitura comentada de cada um dos textos que compõem os Escritos. Esses seminários iniciaram em 2019 de forma presencial na Maiêutica e, neste ano de 2020, por conta da pandemia do Covid-19, estão acontecendo de forma online. A cada encontro, o Psicanalista Maurício E. Maliska faz um comentário em torno de um dos textos com o objetivo de extrair elementos importantes para a teoria e a prática psicanalítica. Após a apresentação um convidado lança uma questão ou faz um comentário para aquecer o debate que se desenrola com o público presente.

O que o leitor encontrará publicado aqui nesse espaço é a transcrição de alguns desses seminários. Essas transcrições foram gentilmente realizadas pela colega Maria Estela Gonçalves a partir de registros audiovisuais. Aproveitamos para agradecer à Maria Estela pelo dedicado trabalho.

FUNÇÃO E CAMPO DA FALA E DA LINGUAGEM EM PSICANÁLISE – PARTE 1 Seminário_Escritos_Transcrição_Função e Campo_1 parte (1)

FUNÇÃO E CAMPO DA FALA E DA LINGUAGEM EM PSICANÁLISE – PARTE 2 Seminário_Escritos_Transcrição_Função e Campo_2 parte

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Caderno das Jornadas da Maiêutica

Caderno das Jornadas da Maiêutica Publicação online dos textos apresentados nas Jornadas da Maiêutica “AuTOrizar-se analista”, realizadas no ano de 2012.

bottom of page