top of page

Homenagem a Tania Vanessa Nothen Mascarello

No dia em que iniciaríamos os trabalhos institucionais de 2025, fomos surpreendidos pela notícia do falecimento de Tania Nöthen Mascarello, membro e fundadora da Maiêutica Florianópolis. Colega, professora, supervisora, mestre, analista, amiga – diversos foram os lugares que ocupou nos afetuosos laços que estabeleceu com seus pares. Sua trajetória profissional é reconhecida pelos efeitos de transmissão da Psicanálise por onde passou.


Graduou-se em Psicologia pela Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1972), e realizou o mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987). Na UFSC, além de lecionar no Departamento de Psicologia por mais de quinze anos, participou de forma efetiva da consolidação do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), tornando-se sua primeira coordenadora, em 1978.



Lecionou, coordenou, consolidou. 

Na década de 80, Tania compunha um pequeno grupo que viajava de Florianópolis a Porto Alegre para participar de seminários ditados pelo psicanalista argentino Roberto Harari. Nas palavras da colega, “[...] foi inevitável, uma transferência muito forte, um apaixonamento por aquela maneira de transmitir”. Potência da Transferência cujos efeitos conduziram à realização das 1ª Jornadas Psicanalíticas em Florianópolis, nos dias 16 e 17 de novembro de 1984. Os seminários seguiram acontecendo em território florianopolitano, culminando na estruturação da Maiêutica Florianópolis – Instituição Psicanalítica.

Fundou, marcou, sustentou.


Seu último seminário apresentado na instituição, em agosto de 2023, foi “Freud e o enigmático sintoma, Lacan e um novador fim de análise. Um Percurso.”. Título que mostra, para além da teoria, marcas do estilo da psicanalista Tania. Estudiosa, falava das obras de Freud e Lacan com fascínio, entusiasmo e afeto. Propunha articulações e debates sustentados pela práxis e ética do desejo, ocupando-se da transmissão da Psicanálise.Tania esteve, trabalhou e sustentou na/com a Maiêutica até quando pôde.


Festejou os 40 anos da Instituição nas XXII Jornadas, em 2024, ocasião na qual recebeu uma homenagem pelo que escreveu e colocou de si na história da Psicanálise. “Sustentou e cedeu lugar” – dizia o vídeo em sua homenagem, ao retratar uma de suas marcas.

Inspirados pelo legado de Tania Mascarello e com o desejo vivo de seguir com a Psicanálise, seguiremos com as marcas de sua transmissão.

Comments


bottom of page