ruas-de-paris.jpeg

ENLACES

A razão de uma instituição psicanalítica é a difusão da psicanálise e a formação do analista. Na interlocucão com os pares e com a cultura, necessária para formação, a instituição organiza uma série de atividades para manter o discurso analítico operando.

1119laplata-1080823.jpg

Reunião Lacanoamericana
de Psicanálise

A expressão “lacanoamericano” se refere aos leitores de Lacan que não presenciaram seus seminários, não interagiram ou ouviram sua voz. Sobre isso o próprio Lacan disse: “Estes lacanoamericanos que nunca me viram, diferentemente dos que estão aqui, me escutando em viva voz, pois bem, isto não os impede de serem lacanianos. Parece mais é que ajuda: me transmiti pelo escrito e parece que criou raízes. Me interessa saber o que acontecerá quando minha pessoa não mais transmitir o meu ensino”.

A Reunião Lacanoamericana é um congresso internacional onde não há tema pré-estabelecido, nem seleção de trabalhos. Expositores de todas as Américas – em nome próprio, independentemente de sua instituição – se apresentam em exposições simultâneas em horários e salas determinados por sorteio.

Não se trata de um congresso estabelecido que se repete burocraticamente. O evento ocorre apenas se houver a movimentação de diferentes instituições que desejarem realizar a tarefa.

A cada dois anos, com alternância entre países, psicanalistas de diferentes continentes se reúnem para trabalhar a psicanálise: alí dão conta de suas leituras, cada um a partir de sua própria formação permanente. Uma a uma, cada reunião aposta em um real que tem como produto poder levar à uma próxima, fazendo laço social.

Em 2022 a Reunião Lacanoamericana será em Vitória (ES)

Convergencia - Movimento Lacaniano para a Psicanálise Freudiana

Convergencia é um movimento mundial fundado em Barcelona no ano de 1998, e tem como intuito manter viva psicanálise, levando em conta sua transmissão singular. A partir do ensino de Lacan, em seu retorno à Freud, fica destacada a função primordial de uma instituição psicanalítica como o “mais um”* na formação de um analista. A instituição tem como propósito evitar o “explêndido isolamento”*, promovendo a interlocução entre analistas, pondo a prova suas escutas e fomentando o avanço do campo. Convergencia surge como possibilidade de enlace entre as intituições, servindo como uma espécie de “mais um” da instituição, evitando que a mesma caia num esplêndido isolamento “institucional”. Diferentemente de um formato hierárquico ou vertical, que nada tem a ver com a psicanálise, Convergencia inova ao promover enlaces horizontalmente e de maneira autonoma entre as diferentes instituições, sem pretender unificar ou totalizar o discurso psicanalítico, tão pouco enrigecê-lo em formas padronizadas ou “versões oficiais”.

Em maio de 2023 será o Congresso em Barcelona.